letreiro

"No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos"Provérbios 14:26

sexta-feira, 8 de março de 2013

Lição 3 - O Grande desfile

Resumo da Lição

       Esta é a história da entrada triunfal contada de maneira bem simples. Os amigos de Jesus planejaram um desfile para Ele. Jesus desfilou montado em um jumentinho. O povo O acompanhou cantando e gritando hosanas. Lançaram palmas aos pés de Jesus. Estenderam seus mantos para Jesus passar por cima. O povo O louvou por Seus feitos maravilhosos. 

      Esta lição fala sobre adoração. Adoração é nossa resposta à maravilhosa graça de Deus. Justamente como os judeus fizeram do lado de fora de Jerusalém naquele dia, nós também somos compelidos a louvar a Jesus quando nos lembramos do que Ele tem feito por nós. Nossos filhos aprendem a louvar ao verem nossa reação diante das maravilhosas dádivas de Jesus. Podemos louvar a Jesus pelas coisas maravilhosas que Ele tem feito por nós. 

Enriquecimento Para o Professor

“Logo que Ele [Jesus] Se sentou no jumentinho, um grande grito de triunfo atroou nos ares. A multidão O aclamou como o Messias, seu Rei. Jesus aceitou, então, a homenagem que nunca antes permitira, e os discípulos consideraram isso como prova de que suas alegres esperanças se realizariam, vendo-O estabelecido no trono. O povo ficou convencido de aproximar-se a hora de sua emancipação. [...] Todos 
estavam contentes e despertos; disputavam entre si o render-Lhe honras. Não podiam exibir pompas e 
esplendores, mas prestaram-Lhe o culto de corações felizes. Não lhes era possível presenteá-Lo com 
dádivas custosas, mas estendiam as vestes exteriores para servir de tapete em Seu caminho, e também 
espalharam ramos de oliveira e palmas por onde devia passar. Não podiam abrir o cortejo triunfal com 
 bandeiras reais, mas cortavam ramos de palmeira, os emblemas de vitória da natureza, e os agitavam no 
ar com altas aclamações e hosanas” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 570).

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas

Bom dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui!
Cumprimentar cada criança com um sorriso, abraço, beijo, ou aperto de mão ao cantar
“Bom dia!” (ver p. 47, CD faixa 1).
A Escola Sabatina é um lugar especial. Na Escola Sabatina aprendemos como ser meninos e
meninas do jeito que Jesus deseja. Vamos tocar nossos sininhos e cantar dizendo a Jesus como
estamos alegres por estar na Escola Sabatina. Distribuir os sininhos para que as crianças toquem
enquanto cantam “Dim, dom” (ver p. 47, CD faixa 2).

B. Oração

Jesus deseja estar conosco aqui na Escola Sabatina ao aprendermos mais sobre Ele. Vamos convidá-Lo. Incentivar as crianças a ajoelhar-se e juntar as mãos enquanto cantam em preparo para a oração “Hora da oração” (ver p. 47, CD faixa 6).
Fazer uma oração simples dando tempo para que as crianças repitam: Querido Jesus, muito obrigado pelo sábado e pela Escola Sabatina. Muito obrigado por ficar conosco na Escola Sabatina.
Ajuda-nos a ser mais semelhantes a Ti. Amém. Depois cantar “Ouve, ó Pai do Céu” (ver p. 48, CD faixa 9).

C. Visitas

Dar as boas-vindas a cada visitinha e, então, cantar: “Amiguinho, você é bem-vindo” (ver p. 48, CD faixa 11). Dar uma lembrancinha para as visitas.

D. Ofertas

Aprendemos a respeito de Jesus na Escola Sabatina. Mas alguns meninos e meninas
não sabem nada a respeito de Jesus. Trazemos nossa oferta para ajudar outras
crianças a aprender que Jesus também as ama. Pedir que uma criança recolha a oferta
enquanto todos cantam “Minha ofertinha” (ver p. 48, CD faixa 14).
Vamos pedir que Jesus abençoe nossa oferta. A criança que retirou a oferta segura
o recipiente. Cantar “Abençoa esta oferta” (ver p. 49, CD faixa 16).

E. Aniversariantes

Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber
quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário até a cadeira
especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas
ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de aniversário” inserindo o nome da
criança (ver p. 49, CD faixas 18 e 19).
Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s).
Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus por ter feito você. Fazer
uma oração especial pela criança e por seus pais. Se possível, dar-lhe um
pequeno presente em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a história

A. Verso para decorar

Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de
feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras
de diferentes cenários, se possível. Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A
Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 50, CD faixa 23).
A Bíblia nos ensina que adoramos a Jesus quando Lhe cantamos louvores. Nós queremos
cantar louvores a Jesus. Cantar o cântico do verso para decorar enquanto as crianças
batem os pauzinhos ou os pauzinhos nos tambores. Repetir o cântico várias vezes marcando
o ritmo com os pauzinhos. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD faixa 61).

B. Procurando o jumentinho

Com antecedência, esconder em algum lugar na sala um jumentinho de
brinquedo ou gravura de jumento.
Vocês já foram a um desfile em que todos marcham e há muita, muita
gente assistindo? Nossa história bíblica de hoje é sobre o dia em que Jesus
foi a Jerusalém. Foi igual a um desfile. Todas as pessoas queriam ver
Jesus. Elas queriam louvá-Lo. Acenavam com ramos de palmeiras e todos
se alegraram. Jesus não passou andando. Ele estava montado em um
jumentinho que mandara Seus discípulos procurar. Nós temos um jumentinho escondido aqui
na sala. Vocês podem me ajudar a procurá-lo? Quando as crianças o encontrarem, pedir que
fechem os olhos enquanto você o esconde outra vez. Repetir a atividade várias vezes.

C. Jesus montou um jumentinho

Quem de vocês já montou em um jumentinho ou em um cavalo? Andar a cavalo
não é tão suave como andar de carro. O corpo da gente é jogado para cima e para
baixo. Vamos fazer de conta que estamos andando no jumentinho. Permitir que sentadas
em seus lugares, as crianças movam o corpo para cima e para baixo. E que barulho fazem as
patas do jumento? (Clip-clop-clip-clop.) As crianças poderão dizer “clip-clop”, ou receber dois
pauzinhos para bater um no outro imitando o barulho das patas.
Todos cantavam louvores a Jesus enquanto Ele passava montado no jumentinho. Nós também
podemos cantar louvores a Jesus. Cantar outra vez o cântico do verso para decorar enquanto
as crianças batem os pauzinhos. Repetir o cântico várias vezes marcando o ritmo com os
pauzinhos. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD faixa 61).

D. Fazendo um caminho

Quando um rei ou alguém muito importante faz uma visita ao nosso país, nós colocamos
um tapete especial para essa pessoa andar em cima. As pessoas não tinham
um tapete especial para Jesus, mas estendiam suas capas no chão para Jesus passar
por cima delas. Elas também cortavam ramos de palmeiras e os colocavam na rua em
que Jesus ia passar. Vocês podem me ajudar a fazer um caminho especial? (Dar um
pedaço de TNT para cada criança. Elas devem colocar no chão para fazer o caminho.)
Permitir que as crianças imitem o jumento e andem nesse caminho.

Nós podemos cantar louvores a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Vamos cantar
novamente o cântico do nosso verso para decorar. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD
faixa 61).

E. Agitando palmas

As pessoas exclamavam “Hosana!” para Jesus. Isso significa “Salve!” Elas queriam
que Jesus fosse seu rei e as salvasse. Vocês conseguem dizer “Hosana”? Pedir
que as crianças repitam. Vamos cantar louvores como as pessoas fizeram ao ver Jesus.
Enquanto cantamos, podemos acenar com as folhas de palmeira como as pessoas fizeram
quando Jesus passou por elas. Distribuir folhas de palmeira e cantar “Louvem
a Jesus” (ver p. 53, CD faixa 24).

F. Bater palmas, cantar e louvar

As pessoas que não tinham folhas de palmeira, devem ter usado as próprias mãos para
louvar a Deus. Nós podemos usar nossas mãos para mostrar como ficamos alegres quando
cantamos. Vocês sabem bater palmas? Muito bem. Vamos usar nossas mãos para bater palmas
enquanto cantamos juntos. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 53, CD faixa 24).

G. Louvando o Criador

As pessoas em Jerusalém estavam muito contentes ao ver Jesus sendo louvado. Mas alguns
homens carrancudos não gostaram. Eles pediram que Jesus fizesse com que todos ficassem
quietos. Mas o desfile continuou. Se as crianças não louvassem a Jesus, talvez até as pedras O
louvassem! Se as pessoas não louvarem a Jesus, as coisas que Jesus criou O louvarão. Vamos
fazer como se fôssemos pedras e ficar bem baixinhos perto do chão ao começarmos a cantar e
fazer gestos no próximo cântico. Cantar “Cantem louvores” (ver p. 54, CD faixa 69).

H. Meu melhor amigo

Quando lá do alto da montanha Jesus viu a cidade de Jerusalém, Ele ficou triste e começou
a chorar. Jesus ama as pessoas que moram nas cidades, mas nem todas elas amam a Jesus. Nós
não queremos deixar Jesus triste. Queremos que Jesus saiba que nós O amamos. Queremos
contar a Jesus quão contentes estamos porque Ele é nosso melhor amigo. Vamos bater palmas
e cantar a respeito do nosso melhor amigo. Cantar “Cristo me ama” (ver p. 55, CD faixa 25).
Nós gostamos de cantar louvores a Jesus. Vamos cantar outra vez o cântico do verso para
decorar. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD faixa 61).

I. Desfile de louvor

As pessoas no desfile continuaram louvando a Jesus. É bom louvar a Jesus. Nós
podemos louvá-Lo de muitas maneiras diferentes. Podemos louvá-Lo com nossa voz e
com instrumentos. Vamos fazer agora mesmo um desfile de louvor a Jesus. Distribuir
instrumentos musicais, chocalhos, ou pauzinhos que as crianças possam bater um
no outro. Chocalhos podem ser feitos de qualquer recipiente plástico, colocando-se
dentro dele pedrinhas ou grãos secos, como ervilha ou feijão. O som vai variar, dependendo
da quantidade e do tamanho do que se coloca dentro do recipiente. Permitir
que as crianças marchem em volta da sala, enquanto cantam “Cantem louvores”
(ver p. 54, CD faixa 69).

J. Louvando-O sempre

Vocês sabem que nós podemos louvar a Jesus sempre? Podemos louvá-Lo durante
o dia ou durante a noite. Jesus gosta muito de nos ouvir e de nos ver louvando a Ele
e Lhe agradecendo. Distribuir sol, lua e estrelas e pedir que as crianças coloquem as
gravuras no flanelógrafo.
Jesus fica muito contente quando cantamos para Ele. Vamos cantar novamente o cântico
do verso para decorar. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD faixa 61).
Nós também podemos louvar e agradecer a Jesus quando chove ou quando faz sol.
Vamos continuar cantando enquanto chove. Borrifar um pouquinho de água na mão
de cada criança enquanto cantam “Cantem louvores” (ver p. 54, CD faixa 69).
Podemos louvar a Jesus sempre e em qualquer lugar cantando para Ele. Podemos cantar
na Escola Sabatina, no culto e em casa. Vamos cantar mais uma vez o cântico do verso para
decorar. Cantar “Cantem ao Senhor” (ver p. 54, CD faixa 61).

Encerramento

Hoje, aprendemos que podemos cantar louvores a Jesus. Fazer uma oração curta mais ou
menos assim: Querido Jesus, nós Te amamos muito e queremos Te louvar. Muito obrigado por
ouvir-nos quando cantamos louvores. Amém.
Encerrar com o hino de despedida “Chegou ao fim a Escola Sabatina (ver p. 49, CD faixa 20).