letreiro

"No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos"Provérbios 14:26

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

JUNKO, A MENINA DO JAPÃO

JUNKO, A MENINA DO JAPÃO


Primeiro mês

No Japão, um lugar bem longe daqui (mostre no globo) mora uma linda nenenzinha de olhos negros como duas jabuticabas. Ela tem a pele bem branquinha e os cabelos bem pretos e lisos.
A mamãe escolheu para ela um nome muito bonito, com um bonito significado. Sabem qual? O nome da nenê é Junko (pronuncia-se Djúnko). O significado é “menina que gosta de festas”.
Esta é a mamãe de Junko. Seu nome é Mayúmi. Mamãe em japonês , se diz Katian (Katchân).
Junko tem um telefoninho de brinquedo e brinca de telefonar para seus amiguinhos. Quando aprendeu a falar  algumas palavras, Junko pegava o telefoninho de brinquedo e dizia “Alô (Katchân).
A mamãe Mayúmi comprou para Junko uma boneca, um lindo ursinho e outros brinquedos. Realmente , a vida de Junko é uma verdadeira festa!
Na hora de dormir, Junko pede para a mamãe lhe contar uma história e ela conta uma história da Bíblia. Bíblia em japonês é Seisho (seixo), Junko gosta da história de Adão e Eva, do Diluvio e principalmente das histórias de Jesus, Jesus em japonês é Iessussama (Iêssussãma).
Junko bate palminhas de alegria enquanto ouve a história bíblica. Depois toma seu leitinho e vai dormir, sabendo que Jesus está cuidando dela.
Vamos dar nossa ofertinha para que seja construída uma linda igreja perto da casa de Junko? Assim outras crianças vão aprender sobre o amor de Jesus.

Segundo mês

Alô (Katchân)
Quem esta falando ao telefone? Sim, é Junko, com o seu telefoninho de brinquedo.
Quem é (Katchân)? Sim, é a mamãe. O nome Junko quer dizer “menina que gosta de festas”. E é verdade, pois ela esta sempre alegre, sempre fazendo festa.
A mamãe Mayúmi gosta de ver sua casa bem bonita e faz um arranjo de flores em um vaso. Arranjo de flores, em japonês é ikebana (ikebâna). A maãe usa um vestido muito bonito e colorido, que se chama kimono.
A mamãe também faz comidinha gostosa para a família. Lá no Japão eles gostam muito de comer arroz branco (xíro gorrân). Eles não usam garfo e faca, como nós. Eles usam dois pauzinhos que se chama hashi (raxi). Outra comida que eles ghostam é sushi (suxi), que é arroz branco enrolado em algas e recheado com legumes. Antes de comer, o sushi é passado um molho de soja escuro, que se chama shoyo (xôio).
Junko gosta muito de comer e aprendeu a agradecer a Jesus pelo alimento. Ela diz: arigatô Iessussama (obrigado, Jesus).
Este é Toshiro, o papai de junko, Papai em japonês diz-se totian (totchân).
O papai Toshiro pendurou uma lanterna colorida perto da janela bem grande, de onde se avista uma linda paisagem. Essas lanternas são muito usadas no Japão. Em japonês, essas lanternas são tiyoutin (tchôntchin).
A mamãe Mayúmi esta assentada sobre um tapete que se chama tatame. Ele é muito delicado, por isso todos tiram os sapatos antes de entrar em casa. Nós também devíamos fazer assim, pois deixaríamos a poeira do lado de fora e a casa ficaria limpinha, não é verdade?
Os cabelos da mamãe são presos com pentes coloridos e varetas, que também se chamam kanzáshi. Eles prendem os cabelos formando um coque.
O papai senta-se no tatame e toma chá em japonês diz otiya (ôtiá). Tomar chá é um costume muito praticado no Japão.
Este é Hidemi (Ridemi), o irmão de Junko. Irmão em japonês diz-se kyodai (kiodái).
A mamãe, o papai, e o irmão tomam chá sentados no tatame, mas junko não gosta de chá. Ela gosta é de leitinho. E vocês?
Quando chega a noite, o papai pega a grande Bíblia e lê uma linda história para a família. E todos ficam bem quietinhos para ouvir. O Irmão Hidemi também tem uma Bíblia e acompanha o papai na leitura sagrada. A família de Junko também faz oração. Oração em japonês é inori (inôri).
Vamos dar nossa ofertinha para que outras crianças japonesas também possam, como Junko, conhecer a Jesus?

Terceiro mês

(Repetir  mês 1 e 2)
A família de Junko possui uma grande televisão em japonês é terebi. Mas eles assistem somente aos programas que o papai permite. E na hora do culto eles desligam a TV e vão ouvir o papai ler a Bíblia. Todos ficam bem quietinhos. Eles estudam a lição, decoram o versinho e fazem oração.
Quando nós damos nossa ofertinha, ajudamos a construir lá no Japão, para que outras pessoas também possam conhecer a Jesus.