letreiro

"No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos"Provérbios 14:26

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Tina, da Amazônia




Tina, da Amazônia

Primeiro mês

    (Menina em pé) Esta é a Tina. Tina é uma linda menina. Ela tem a pele morena do sol, os cabelos pretos e lisos e olhos escuros. Tina mora na Amazônia, um lugar muito lindo do Brasil. Tina usa pouca roupa, porque na Amazônia faz bastante calor.
    (Palafita) A floresta Amazônica, é a maior área verde do mundo.
    Na Amazônia não existe estradas. Existem apenas rios. Muitos rios. Por isso as casas precisam ser feitas em cima dos rios. Esta é a casa da Tina. È uma palafita. A casa é de madeira e é feita em cima de umas toras grandes também de madeiras, para ficar acima do rio.
    Existem milhares de animais que moram na Floresta Amazônica. Tina gosta dos animais.
(Bicho-preguiça) Ali ela vê bichos-preguiça que se penduram nos galhos e ficam o dia todo assim. Eles ficam de cabeça pra baixo e passam o dia todo comendo folhas. Eles são lentos e preguiçosos.
    (Sapo) Por todos os lados existem sapos. Alguns são verdes e grandes, mas outros são vermelhos e amarelos. Eles são venenosos e perigosos. Tina não gosta muito dos sapos.       Ela foge deles.
    (Onça pintada) As vezes Tina vê animais perigosos correndo pela floresta. Tina já viu uma onça pintada. Ela é muito bonita, mas muito perigosa. Ela corre rápido para pegar algum animal menor e comer.
    (Macaco) Mas o que a Tina mais gosta de ver são os macacos. Eles são muito ágeis e espertos. Eles pulam de arvore para outra, sobem e descem bem rapinho, se penduram pelo rabo. Existem macacos de todos os tamanhos lá na floresta.
    (Sagui) Mas o macaco que a Tina mais gosta é o sagui. Ele é bem pequeno e dócil. Um dia Tina estava passeando pela floresta quando viu um lindo saguizinho. Ela o chamou, deu uns pedacinhos de fruta e ele veio comer na mão dela. (colocar o sagui no ombro de Tina) De repente ele subiu até o ombro de Tina. Ela riu muito, porque fez cócegas. Depois o sagui subiu na cabeça de Tina. Ele gostou de Tina e ela o levou pra casa. Ela chamou o sagui de Gil. Gil é o bichinho de estimação de Tina.
    Onde Tina vai, Gil vai junto. Ele gosta muito de ficar no ombro de Tina, e as vezes ele sobe e fica em cima da cabeça dela.
    Tina mora num lugar maravilhoso, cheio de animais, plantas, rios. Mas ela não sabe que foi Deus quem criou essa natureza maravilhosa. Que pena!
    Vamos dar nossa ofertinha? Quando trazemos nossa ofertinha para a igreja, estamos ajudando um missionário a ir falar de Jesus lá na Amazônia, para Tina e seus amigos.           Vamos trazer a nossa ofertinha?

SEGUNDO MÊS

(Recapitular tudo o que foi dito no primeiro mês, mostrando as figuras)
Essa é Tina.
Esse é Gil, o sagui de estimação que vive no ombro de Tina.
Essa é a palafita onde Tina mora, em cima do rio.
Esses são alguns dos animais que vivem na Floresta Amazônica, pertinho da casa de Tina.
    (Homem no barco) Esté é o pai de Tina.
    Lá na Amazônia, existem rios por todos os lados. Não existem estradas para andar de carro. As pessoas vão de barco para todos os lugares.
    O pai de Tina é pescador. (Colocar o remo na mão do pai) Ele entra no barco, pega o remo e sai remando o barco. Ele leva o barco para o meio do rio. Ali ele joga a rede para pegar peixes. Os rios da Amazônia são cheios de todos os tipos de peixes. Existem peixes pequenos e existem peixes enormes, maiores que um homem em pé. (Colocar o peixe grande por cima  das duas mãos do pai). O pai de Tina pega muitos peixes. Este peixe grande que o pai de Tina pegou se chama Tucunaré. Ele vende os peixes para outras pessoas. Ele também leva peixes para comer em casa.
    (Mãe) Esta é a mãe de Tina. Ela faz uma comida gostosa para a família comer. Lá na Amazônia eles comem bastante mandioca. A mamãe cozinha a mandioca e Tina come com sal. È uma delicia. Outra coisa que Tina gosta é comer tapioca, que é uma farinha branca.     Com a tapioca, a mamãe faz uma panqueca gostosa.
   Lá na Amazônia existem frutas diferentes e muito gostosas. (Cuouaçu) Este é o cupuaçu, uma fruta doce, boa para fazer suco. Tina gosta muito de tomar suco de cupuaçu. (Caju) Tina também gosta de comer caju. O caju é uma fruta que deixa a boca um pouco “amarrada”, mas seu sabor é doce e gostoso. A castanha que fica no cabo do caju pode ser torrada e fica uma delicia de se comer com sal.
   (Açaí frutinha roxa) Outra fruta que Tina e sua família gostam de comer é o açaí. È uma fruta de cor escura, roxa.
    Tantas frutas gostosas e diferentes! Mas Tina não sabe que foi Deus quem fez todas as frutas para sua família comerem.
     Vamos trazer nossa ofertinha? Assim um missionário poderá falar sobre Jesus para Tina e as pessoas da Amazônia.

TERCEIRO MÊS

(Recapitular o primeiro e o segundo mês, mostrando todas as figuras).
Essa é Tina.
Esse é Gil, o sagui de estimação de Tina.
Essa é a palafita onde Tina mora.
Esses alguns animais que Tina pode ver perto de sua casa, na Floresta Amazônica.
Este é o pai de Tina. Ele é pescador e pesca muitos peixes.
    Esta é a mãe de Tina. Ela prepara a comida da família.
    Na Amazônia não existem estradas. Só existem rios. De manhã, a mamãe acorda Tina e diz: esta na hora de ir para a escola. Tina se levanta, escova os dentes, penteia o cabelo, come tapioca com leite e sai para a escola. Sabe como ela vai para a escola? De barco.
    (Colocar Tina sentada no outro banco do barco). Ela entra dentro do barco, senta e o papai rema o barco até a escola. Todas as crianças vão para a escola de barco.
    Enquanto passeia de barco com o papai, Tina olha para os lados e vê lindos pássaros voando. (Tucano) Ela vê tucanos, com seu bico enorme e amarelo. (Arara) Ela vê araras vermelhas, araras azuis e escuta o canto forte delas. As vezes as araras voam em bandos, e é muito bonito de ver.
   (Colocar a vitória-régia, planta aquática ao lado do barco). No rio existem plantas grandes por toda parte. Essas plantas se chamam vitória-régia. Essas plantas grandes dão umas flores lindas brancas ou cor-de-rosa.
    Sim, a Amazônia é um lugar muito bonito. Mas também tem seus perigos. Enquanto anda de barco pelo rio, o papai de Tina toma cuidado ao remar, porque existem jacarés nadando ali.
    (Jacaré) Os jacarés são selvagens e perigosos.
    (Piranhas) Também existem piranhas, que são  peixes com dentes enormes, que devoram tudo o que vem pela frente.
    Tina gosta de passear de barco pelo rio, mas ela tem medo dos jacarés e das piranhas.
    Tina não sabe que um dia Jesus vai voltar e nos levar para um lugar maravilhoso, mas bonito que a Amazônia. Ali as onças vão ser mansinhas e boazinhas. Os jacarés não vão atacar ninguém. Os macacos não vão ter medo das pessoas, os passarinhos vão comer frutinhas na nossa mão.
    O céu é um lugar perfeito que Deus esta preparando para nós. Você que ir para o céu?       Vamos trazer a nossa ofertinha? Assim um missionário vai contar de Jesus e sobre o céu para Tina e sua família e também para todas as pessoas da Amazônia.