letreiro

"No temor do Senhor há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos"Provérbios 14:26

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Sunniva da Noruega

Primeiro mês

(1)    Esta é Sunniva (pronuncia-se SU-NÍ-VA). Ela mora na Noruega, um país muito longe daqui.
Na Noruega a pessoa tem a pele bem branquinha, os olhos bem azuis e os cabelos bem loiros. Ou bem ruivos. Sunniva tem os cabelos bem ruivos, igual sua avó. E sardas nas bochechas.
As vezes nas festas, Sunniva usa esta roupa toda diferente e especial. Uma saia bem comprida preta, avental branco por cima, meias finas brancas, sapatinho preto e blusa branca de manga comprida e um lindo colete vermelho com bordado preto.


(2)    A Noruega onde Sunniva mora, é um país onde faz muito, muito frio no inverno. Esta é a casa onde a Sunniva mora. É uma casa linda, toda vermelha, construída com toras grandes e grossas de madeira. O telhado da casa é inclinado, para neve não parar nele no inverno. Em alguns lugares na Noruega, para proteger a casa um pouco mais do frio, as pessoas plantam musgo em cima do telhado, isso ajuda esquentar mais quando o inverno chegar.

(3)    Quando Sunniva era bem pequena, a mamãe dela morreu, então quem cuida de Sunniva é o papai, Ragnar (pronuncia-se RÁG-NAR). Ele trabalha em um barco, pescando bacalhau, que é um peixe muito comum na Noruega. O bacalhau gosta de viver em águas bem frias e os peixes que o papai Ragnar pesca são bem grandes!

(4)    Essa é Silje (pronuncia-se SÍL-JE), a vovó de Sunniva. A vovó Silje mora junto com eles, e ajuda a cuidar de Sunniva. A vovó é muito inteligente. Ela é professora na escola onde Sunniva estuda. À noite, em casa a vovó senta pertinho de Sunniva e lê a Bíblia com ela. Sunniva conhece muitas historias da bíblia: Noé, Elias, Jonas, mas Sunniva não pode ir na igreja para fazer o culto, porque não tem nenhuma igreja perto da casa dela, lá na Noruega! Vamos trazer nossa ofertinha? Com o dinheiro que você traz, uma igreja poderá ser construída lá na Noruega.

SEGUNDO MÊS


(5)    Um dia, Sunniva foi passear com o papai. Ela pediu para o papai se podia levar Jotún, seu cachorro junto. E o papai deixou. Eles subiram no carro e foram por uma estrada muito diferente. Essa estrada tem 11 curvas que viram, viram de novo e de novo, até chagar bem no alto das montanhas. È uma estrada linda, mas quem dirige nela tem que ter muito cuidado, porque ela é bem estreita.

(6)    Quando estavam subindo a estrada, num lugar com um rio perto, tinha um alce!
O Alce gosta de morar em lugares frios e eles vivem soltos. O papai parou o carro e Sunniva achou engraçado ouvir Jotún latindo muito enquanto eles olhavam o alce andar, bem tranquilo.

(7)    Sunniva e o papai foram visitar os fiordes. Você sabe o que é um fiordes? Fiorde é uma grande entrada do mar no meio da montanhas de rocha muito, muito altas mesmo. Élindo! Sunniva e o papai entraram num barco e foram passeando, olhando para as montanhas muito altas, para água verdinha, as flores em volta... Como era tudo tão lindo! Sunniva e o papai agradeceram a Jesus por criar tantas coisas bonitas para nós.

(8)    Depois do passeio de barco, Sunniva foi esquiar na neve. Em alguns lugares da Noruega, a neve vai embora e as pessoas gostam de praticar esportes na neve. Sunniva colocou a roupa especial para esquiar, touca, luvas e óculos escuros para proteger da claridade da neve, e os esquis nos pés. Em cada mão Sunniva segurou um bastão, para apoiar e arrumou uma corda da cintura até a coleira do Jotún. Os cachorros que vivem na Noruega são acostumados com o frio e eles gostam muito de correr rápido e depois rolar na neve. Então Jotún começou a correr na neve, puxando Sunniva. Ela dava risada bem alto, porque era muito divertido!
Mas quando chegou o sábado, Sunniva queria muito ir na escolinha bíblica... Mas não tem igreja perto de onde mora. Por isso você precisa trazer sua ofertinha, para ajudar a construir uma igreja lá na Noruega, perto da casa de Sunniva. Vamos trazer nossa ofertinha?

TERCEIRO 

Recapture tudo o que foi dito antes

(9) Na Noruega, o inverno é muito, muito gelado. As vezes, a temperatura vai até 0 graus. E muitas vezes , esfria muito mais que isso: -10, -20, -30 e até -40! Não da nem para imaginar como é um frio assim! Sunniva tem que usar muitas roupas, uma por cima das outras, ainda mais se ela for ficar um pouco do lado de fora da casa, de noite. No céu da Noruega, á noite, acontece as vezes no inverno, uma coisa muito diferente, que se chama Aurora Boreal. O céu fica iluminado com umas luzes coloridas, muitas vezes verdes, parecendo nuvens compridas e lisas. É uma coisa tão linda que as pessoas do mundo inteiro viajam para a Noruega no inverno para ver a Aurora Boreal. Quando Sunniva olha pra cima e vê aquelas lindas luzes coloridas iluminando a noite, ela pensa em Deus. Que coisa linda Ele criou para as pessoas que moram em lugares gelados!

(10) Do jeito que você come arroz e feijão aqui no Brasil, todos os dias, Sunniva come batata lá na Noruega. Quase todas as comidas tem batata nelas. Hmmm. Sunniva gosta tanto de batata! E você, gosta de batata também?

(11) As pessoas na Noruega tem a pele bem branquinha, porque lá tem pouco sol. Mas nem todo mundo gosta de ser assim tão branquinho... Na verdade, a maioria das pessoas de lá gostam muito do sol e acham que é mais bonito quem tem a pele bronzeada do sol, quem é mais moreno, e não tão branco...
A amiga de Sunniva, Anja é assim. Ela é bem branquinha, tem o cabelo tão loiro que é quase branco e os olhos bem azuis. Mas ela queria ser mais morena. Então um dia, ela foi num lugar onde dá para fazer de conta que está tomando sol. Não é sol de verdade, é um tipo de luz que faz a pele ficar mais morena. Muitas pessoas na Noruega fazem isso. Sunniva disse para Anja que Deus dez cada pessoa de um jeito diferente. Mas todas são bonitas. As morenas são bonitas, mas as branquinhas também. Você se acha bonito? Sim, você é lindo! Foi Deus quem criou você assim. Não precisa achar que a cor da sua pele devia ser mais clara ou mais escura. Você é perfeito assim, do jeitinho que Deus criou.

(12) Você se lembra de como no inverno acontece uma coisa muito linda no céu da Noruega, á noite? Isso mesmo, a Aurora Boreal. No verão acontece uma coisa tão linda e tão diferente, que as pessoas do mundo inteiro vão lá ver. Sabe o que é?
Sunniva, o papai e a vovó viajam no verão até o fim da Noruega só para ver isso. Sabe o que eles foram ver lá?  O Sol da meia-noite. Você acha que meia noite tem sol? No verão, n Noruega, tem sim! No verão aqui no Brasil, o sol nasce 6 horas da manhã, vai subindo, chega no meio do céu ao meio dia e depois vai descendo, até se esconder. Mas ele não se escondeu! Ele não vai embora, Fica ali, no mesmo lugar, a noite toda. Então meia noite, tem sol como se fosse de tardezinha. Fica tudo iluminado fraquinho, como se fosse o por do sol.
Sunniva achou que esta foi a noite mais linda que ela já tinha visto na vida inteira. Sunniva sabe que foi Deus quem criou tantas coisas lindas na Noruega, onde ela mora. O que Sunniva mais queria era poder ir em uma igreja, para adorar a Deus, cantar para Deus, encontrar amiguinhos, ouvir mais histórias da Bíblia. Mas não tem nenhuma igreja perto da onde ela mora. Vamos  trazer nossas ofertinhas? Assim você vai ajudar a construir uma igreja para Sunniva poder adorar a Deus.